terça-feira, 22 de julho de 2008

China, o país de PA e PG

Agora que está se aproximando o dia 25/7, data da viagem, começo a incorporar as sensações de Pequim/1990. É como se meu espírito já estivesse lá, esperando o lento corpo passear de avião pelo globo terrestre. Uma das sensações mais fortes que tive quando desembarquei do trem trans-siberiano há 18 anos foi de entender que o caos é administrável. Por onde se anda, sempre tem muito chinês. Lembro de uma roda com umas 70 pessoas, tipo aquelas gigantes da rua da Carioca. Quando me aproximei, era uma "simples" discussão de marido e mulher - aqui, atrairia umas 10 pessoas - lá, no país desproporcional, tudo é gigante. Em Pequim, existiam em 1990 um milhão de bicicletas emplacadas. Numa ocasião, parei num sinal de trânsito e quando ele abriu, resolvi pedalar mais rápido que meu amigo italiano. Quando olhei pra trás, "folgado na liderança", claro que não achei Daniele. Um mar de pessoas embaçava a vista - imagina na largada de uma maratona você largar e olhar pra trás! É como se usassem o tempo todo as progressões artimética (aha! Você pensou que o PA do título fosse "pau amigo"?) e geométrica. A maior população, o maior monumento do mundo (Muralha da China), o maior crescimento econômico..... China, o país do the biggest!

Um comentário:

Unknown disse...

E eu achando que você já estava lá, no lugar do Pedro Bassan. E eu achando que você era virgem em matéria de China. Manda brasa no mandarin quando chegar por lá. Boa viagem!