sexta-feira, 18 de julho de 2008

Cozinheiro zen

Em Pequim, Daniele e eu conhecemos um estudante chinês que quis ser nosso guia pela cidade: Yu Jin. Um dia, estávamos os três caminhando pelo centro da cidade quando avistamos um homem que, concentrado, fazia um misto de dança e luta. Não demorou para Daniele matar a charada: era tai-chi-chuan. Quando o homem acabou, Yu Jin foi perguntar o que era. O relato me impressionou: "Eu sou cozinheiro e fui insultado por um cliente. Não poderia ficar dentro do restaurante, pois emanaria más vibrações, que atrapalhariam a digestão de outros clientes. Então saio, pratico tai-chi, volto ao meu ponto de equilíbrio..... e só então retorno à cozinha".

8 comentários:

Karlinha disse...

Querido Teatcher! Que bom ter noticias suas e saber que agora posso acompanhar um pouco da sua vida por aqui. China é? Aproveite! Só não ouse se refrescar na piscina Penglai, na província de Sichuan, viu? hehehe
Fiquei admirada com a atitude do cozinheiro zen. Acho que vou adotar essa técnica na vida... o problema é que provavelmente vou passar mais tempo fora do escritório, me equilibrando, do que dentro dele...
Passarei por aqui de vez enquando para acompanhar sua jornada. Sucesso!
beijos,
Karla Queiroz

geraldo picanco disse...

O nosso Congresso ia viver vazio!

Unknown disse...

Olha, se eu fizesse como esse cozinheiro eu ficaria mais na rua praticando o tai-chi do que trabalhando. Curte a viagem tudo de ótimo pra vcs.

abs.
Leonardo

Miss Lizzy disse...

Da Felicidade

(Inicio pedindo desculpas por um dos comentários mais longos deste blog).


Como diria o saudoso personagem do rádio “Djalma Jorge”, estava eu, indo comprar cerejas chilenas para o meu ornitorrinco, quando deparei-me no blog do blogayro amigo-professor Flávio Nehrer, falando de lerdeza e ponto de (des)equilíbrio oriental. Rapidamente veio-me a mente uma citação de Drummond sobre a felicidade. Adoro Drummond, adoro citações, adoro amigos – em especial os blogueiros e adoro falar de sentimentos e sensações. Ainda mais da tal felicidade...


Desde que nossos ancestrais desceram das árvores (sim criacionistas, matem-se de inveja, pois temos os fósseis e vocês apenas a bíblia), nossas vidas são compostas de uma miríade de momentos e de sensações com seus diversos estados e interpretações emocionais por nós associados, de forma consciente ou não.


Mas desde os malfadados anos 90, o individualismo e a competitividade exagerados, aliados à “aglomerada solidão” das grandes cidades da qual já falava o genial Gonzaguinha, levou-nos a uma guinada cultural em que a felicidade deixou de ser uma dádiva de momentos de vida e uma obrigação de estado contínuo INATINGÍVEL e falso de excitação.


Deixo a dica na escrita: tenhamos felicidade a cada dia vendo o fogo arder, o pôr do sol, abraçando um amigo, deitando-se no colo da mãe, do(a) namorado(a), ou mesmo falando com a irmã ao telefone. SEJAMOS FELIZES! (Xiiii... sou filha única!)

Abaixo algumas citações de pessoas que sabem, certamente, e pensaram muito mais do que eu:



"Os homens de profunda tristeza se denunciam quando estão felizes: têm uma maneira de agarrar a felicidade, como se a quisessem esmagar e sufocar, por ciúme - eles sabem muito bem como ela escapa!" - Friedrich Nietzsche, Além do Bem e do Mal



"Sonhe com aquilo que você quiser. Seja o que você quiser ser, porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que se quer. Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana e esperança para fazê-la feliz. As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem o que fazer das oportunidades que aparecem em seus caminhos..."
Clarice Lispector




"Não possuir algumas das coisas que desejamos é parte indispensável da felicidade."(Bertrand Russel)



Ah! A tal citação, que falei no comecinho deste post:

“Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.”
Carlos Drummond de Andrade

Miss Lizzy disse...

Ah! Flávio, bem-vindo!
1.Eu jamais poderia ser cozinheira na China.
2.Ativa a moderação e tira essas malditas letrinhas de confirmação (me dão vontade de matar quem inventou essa m...). Qualquer bot de ocd burla isso e;
3.Se eu colocar como "favorito", tem aumento de nota?

Sorry about the enorme comentário acima, ok?

Aline Moraes

Anônimo disse...

Muito legal o que essa tal de Miss Lizzy escreveu aí acima!
Flavião quero te ler sempre!
Abraço cara!

Anônimo disse...

Voltei só p dizer q ohei o blog da guria ai acima e ví que ela é minha conterrânea.
Acho que já vi ela na Univer Cidade. Tá dominada! A gente tá dominando!

Anônimo disse...

Consegui visualizar o cenário e a situação... Tai chi chuan possibilita tudo isso que o cozinheiro disse.
abraçossss
Janaina Lima