terça-feira, 12 de agosto de 2008

A CAMISINHA DO TAXISTA















O trânsito daqui é muito louco. Conforme já disse trocentas vezes no blog, quando vim aqui em 1990 carro era artigo raro. Em primeiro lugar vinham as bicicletas, 1 milhão delas em Pequim; depois, as motonetas, charretes puxadas por chineses, Mobylettes etc.; então, os ônibus, iguais aos de indianos que vemos em filmes: sujos e lotados, buzinando desesperadamente no trânsito caótico. Por fim, quase envergonhado, minoria absoluta, os carros.


Como está o país hoje? Rico e lotado de carros ultra-modernos. Mas os motoristas dirigem à antiga, não tem experiência de dirigir automóveis. A “Olympic Lane”, ou via expressa para os carros e ônibus dos Jogos, só tem motorista a 30 km/h. Segundo o Eusébio Galvão, divertidíssimo repórter do COB como eu e colega de Comitê Organizador do Pan, “os chineses andam de carro, mas no jeito bicicleta de dirigir: lento, com manobras estranhas”. Acho que sentem medo de se ralar ao cair.
Os táxis são um capítulo extra. Ao entrar, toca uma gravação de ‘bem-vindo ao táxi da China’, dito em chinês e inglês (eles estão impecáveis). Mas o melhor é ver que o piloto fica isolado do resto do taxi – uma capa de plástico separa-o do banco de trás, outra placa distancia-o do co-piloto. Uma espécie de camisinha do taxista. Ou será uma versão popular dos carros com chofer?

8 comentários:

Danny Doo® disse...

QUE FOTOS LINDAS!!!

...MAS CADÊ AS MURALHAS???/

RSSSS...

DANNY DOO®

Anônimo disse...

MUITO BOM O TEXTO. E AS FOTOS NEM SE FALA!!!!!

Anônimo disse...

Faaaaaaaaala Flávio!!!
Saudações rubro-negras!!!!
Não é camisinha p motorista não!
É q eles sabem muito bem das "reações adversas" causadas pela culinária chinesa. É apenas uma forma de se protegerem de um possível passageiro inerperado: o RAUL!! rsrsrsrs

Ouvi falar do pato de Pequim, tá la no blog da equipe da Rádio Globo (http://bastidoresolimpicos.globolog.com.br/ lá embaixo)

Que tal provar a "iguaria"??? srrsrs
Abs e boa sorte por ai!!

Aquarius disse...

Não duvido nada vc encntrar um cearense puxando essaas charretes. hehehhehe

Anônimo disse...

CHARRETES MANEIRAS E O TAXI... ME SENTI NELE!
NEHRER VC É SINISTROOOOOOOO

BEIJOOOOOOOO

JULIANA

Rod disse...

Flávio, sou filho do Hélio Nehrer e da Eliane. E sou vizinho de seus pais aqui em Ipanema... Parabéns e boa sorte!!!

Anônimo disse...

Fala teacher, me divirto toda vez que entro aqui no seu blog!! Saudades das suas loucuras tanto nas aulas da facult como no curso de jornalismo esportivo uahuahuha
Vou acompanhar todos os detalhes das olimpíadas aqui pelo blog bjao
Bianca Seidl

Anônimo disse...

Ué, mas em London Town o black cab é quase assim, apesar de não ter separação no banco do motorista, mas nunca vi alguém viajar na frente deles!
Aqui na Holanda a bicicleta é meu único veículo, e estou feliz com ele.
Espero que role London 2012 para você também!
Abs,