sábado, 16 de agosto de 2008

TOMS E JERRYS DO SIAOPING
















Os chineses parecem até texto da Bíblia: adoram falar por parábolas. No início da década de 90, o manda-chuva do Partidão, Deng Xiaoping resolveu sugerir que o país, comunista política e economicamente, avançasse na economia. Criou-se a idéia de um país comunista na política, mas próximo do capitalismo.






Como?



Xiaoping (fala-se ‘Siaoping’) teria declarado “Gato amarelo, gato preto, contanto que pegue ratos, é um gato bom”. Pingo de i é letra, diria meu amigo londrino Rodolfo. O cara deu início a um processo fantástico de renovação do país.





Eu estive aqui em 1990. O país andava de bicicleta, as pessoas usavam roupa cinza, pálida, muito tergal. Lembro de uma festa de alunos de uma faculdade (coisinha pequena, 1500 pessoas) em que ninguém usava jeans. Preconceituosamente, quando eu via um china na Europa pensava: “Se estiver bem arrumado e tirando fotos como um louco, é japonês; se for estudante pobrinho, deve ser chinês”. Feio de se pensar, mas dava certo.
A pujança chinesa fez a locomotiva acelerar. Tentarei tirar fotos de alguns big prédios, no melhor estilo “Tóquio ou Nova York”.




Fico cá pensando: estive aqui em 1990, impressiono-me com a mudança para 2008. Será que algum turista que tenha visitado o país no período de Fernandinho Cheirando Collor de Mello impressionaria-se com os anos Lula?



























6 comentários:

geraldo picanco disse...

Até que está engraçado, mas faltou Beijing pra muito paupau.
O Gafanhoto aqui não entendeu pissurunga da mensagem Lullal/Siaoping, Mestre.
Metáfora demais pra esse pobre cérebro desbotado.
G

Anônimo disse...

HUAHAUHAUAHUA!
Senhor nehrer e suas comparações, compilações e ilustrações nota mil!
MARAVILHA!
Valeu!
André - UniverCidade

Anônimo disse...

HUAHAUHAUAHUA!
Senhor nehrer e suas comparações, compilações e ilustrações nota mil!
MARAVILHA!
Valeu!
André - UniverCidade

Anônimo disse...

Adorei as fotos dos gatos caçando ratos, você arruma fotos bem legais para os seus posts!
A resposta à sua pergunta é muito complicada pra só uma resposta de comentário de blog, mas vamos dizer que o Brasil de 2008 é mais estável economicamente, um pouco mais rico, mas bem mais violento. Tem alguma coisa errada aí. O capitalismo de verdade ainda não chegou ao Brasil, eu acho. Abs,

maricanedorj disse...

Ótimas as comparações deste post. Conversei com alguns estrangeiros que moram aqui na China há papo de dez, treze anos e realmente esta é a sensação que se tem. De que o país mudou muuuuito. Sem dizcutir se os fins justificam os meios, o fato é que a vida das pessoas (tanto dos estrangeiros que aqui vivem quanto dos chineses) está melhor. Pelo menos foi o que eu ouvi de muita gente e tenho a impressão que é por aí...
Bjs, Mari

Anônimo disse...

Cade as fotos do Lula Manguaça? Amarelou, Flavião???????