quinta-feira, 7 de agosto de 2008

''Quatro mosqueteiros em Pequim''

Tem muita gente que acha isso uma lição xarope, mas vale repetir: quem corre atrás costuma ter sucesso. Conheço quatro brasileiros que romperam o improvável e estão em Pequim. Marina Izidro trabalhou comigo no Pan. Aparentemente, é uma típica gatinha da Barra, que já trabalhou na KN Vídeo, produtora que já emplacou muito programa no SporTV. Fala fluentemente várias línguas. Depois do Pan, foi como voluntária trabalhar em Paris, na Copa do Mundo de Rúgbi. O trabalho rendeu um convite para Pequim, na area de News Services, no vôlei de praia.

Augusto "Nogu" Diniz eu conheci em Londres, na década de 90. Foi dele o furo de entrevistar o niteroiense (como ele) Heitor Teixeira Pereira, o Heitor TP, do grupo Simply Red. Lembro de um dia voltar para a redação do jornal (alias minha casa) e ouvir a mensagem: "Oi, aqui é Valéria, da Globo aqui de Londres. Queria falar com o editor, queríamos o contato do Heitor TP". Chamamos na época isso de "Davi versus Golias".

Pois o Nogu voltou ao Brasil e resolveu viver em São Paulo. Assessor de imprensa, fez uma material ótima sobre o futebol no Acre, leia em: http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2008/interna/0,,OI2948521-EI11412,00-vc+reporter+futebol+do+Acre+tenta+se+profissionalizar.html e ganhou um concurso do portal Terra. Mais um que carimbou o passaporte com visto chinês.

Aziz Cauan de Biase Bruno Ahmed é ex-aluno da Univercidade. Foi meu aluno em Edição I, reencontrei-o na ótima monografia que preparou. Ele fez estágio no COB. No início da definição da equipe COB para Pequim, estava difícil para ele. Guerreiro como o Washington do time dele, deixou ótima impressão ao fim do estágio em dezembro passado. Nunca desistiu do sonho de cobrir os Jogos Olímpicos. Foi recompensado: está sentado agora na minha frente aqui no Centro de Imprensa.

Esse é o cara! Aproveita e óia o Cubo d'água, onde será realizada a natação, aí na retaguarda do Cauan.



Mas talvez o melhor exemplo seja Mariana Canedo. Trabalhou no Pan, e fixou uma meta: queria vir para Pequim. Para início de conversa, entrou num curso de mandarim no Rio. Há três meses, desembarcou na cidade sem qualquer certeza. Pior: deixando marido e filho no Brasil. Puxa daqui, cavuca dali e ela está fazendo matérias para o iG – e falando um excelente chinês. Volta ao Brasil após os Jogos, mas já pensa em retornar à China.




Mariana, eu e Bernardo "Baby Face"Domingues, ex-parceiro de Lance!, também na equipe COB em Pequim



Em setembro, começa no Rio a Copa do Mundo FIFA de Futsal. Como eu digo em sala de aula: se eu fosse você, só usava Valisère – e procurava agora saber como trabalhar no futsal.




3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pro quarteto. Aêêêê.. todo mundo China!!!
Nada de "arigatô", hein!
Tudo de bom conquistar essas maravilhas da vida.


Em tempo... São ótimas as piadinhas com os nomes dos chineses.
kkkkkkkkk


Alecrim

maricanedorj disse...

Noooossa. Valeu pela lembrança. Quatro mosqueteiros na China foi sensacional. É nóis em Pequim. I think today, only tomorrow!!!! Beijossssss

maricanedorj disse...

Noooossa. Valeu pela lembrança. Quatro mosqueteiros na China foi sensacional. É nóis em Pequim. I think today, only tomorrow!!!! Beijossssss