sexta-feira, 22 de agosto de 2008

SALVADOR, FOTÓDROMO E ZONA MISTA INVERTIDA. NI HAO*!


Hoje vamos de notinha, nada de VT. Três comentários process:

I – Tristeza no ar poluído de Pequim: a festa está chegando ao fim. Desde o início da semana, aliás, a pauta já estava mais mole, só taekwondo e atletismo. Sinto-me como numa segunda-feira no carnaval de Salvador: ainda tem festa, mas os trios de Chiclete e Asa não passam mais. Já foram embora a ginástica, a natação, o vôlei de praia…. Tem uma musiquinha que eles põem na cerimônia de premiação que parece "Acabou", do Ricardo Chaves no carnaval soteropolitano: no início acha-se um saco, mas quando tá acabando dá um nó na garganta.




II – Virei setorista do Atletismo, diariamente vou ao Ninho do Pássaro. É um ícone dos Jogos, e a chinesada vai em peso visitá-lo. Como tem uma gigantesca tocha acesa (lembra do cara pendurado nos fios na Cerimônia de Abertura acendendo ela?), 10 entre 10 chineses fazem a foto um tanto óbvia: ficam de costas para o estádio, a mão finge segurar a tocha. Meu amigo italiano diz que a língua deles usa símbolos (os ideogramas), daí a adoração por imagens (acho que eu já falei isso aqui antes). Como os chineses adoram máquina fotográfica, o lugar vira um "fotódromo".


III – Zona mista é o nome do lugar onde mistura-se jornalistas e atletas. Um corredor em zigue-zague por onde passam os esportistas, e páram se quiser falar com os coleguinhas ávidos por informação. Ou, como diria Cazuza: "aspas e restos me interessam". Pois bem, a regra diz que primeiro fala-se com o pessoal de TV (e rádio e site), depois fala-se com o pessoal de impresso. É assim em Jogos Olímpicos, beach soccer, Copa do Mundo, Pan.

Claro, tevê primeiro, eles pagam os direitos, tem mesmo que ter privilégios – mas aqui em Pequim um detalhe me chamou a atenção. TVs estão perdendo boas imagens de choro. O atleta sai da área de competição triste com seu resultado. Levanta a cabeça, prende o choro e passa pela TV. Continua andando, não aguenta e chora – em frente ao pessoal de impresso! Aconteceu com Thiago Camilo, Fabiana Murer e hoje foi com Jadel (este, um choro mais econômico). Os meninos do 4x100 ficaram assistindo na TV a outra série da prova (com olhos mais grudados que minha filha assistindo Disney Channel) e quando viram que se classificaram pularam mais que pipoca – e o povo da TV estava "lá longe", imagem perdida…… Não seria o caso de se mudar a ordem na zona mista?




* Olá em chinês. Fala-se "nirrao".

7 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom!!! Adorei!
Aproveite bem esse final de Olimpíadas!
Ah, o Rio continua lindo!!!
Beijossss

Anônimo disse...

As fotos sao muito maneras. hahaha Pô Flavio, vc tá pior q o Lula, Pelé e o Galvão Bueno juntos. Tá dando um azar desgramado pro Brasil ahahahha!
Tô zoando. Aproveite amigo!

Anônimo disse...

Flavio, querido,

estou aqui cuidando do meu pimpolho - que está com 1 mês e meio - e amando muito o blog ....

Fiquei morrendo de saudades só de ler os posts ... Acredite se quiser, mas eu te vejo trabalhando em Pequim só pelos relatos ....

Essa garra e determinação é que te fazem chegar longe. Nesse caso, literalmente. Parabéns !

Muitos beijos,
Raquel Vigutov

Anônimo disse...

Ni hao! Pois é, tá chegando ao fim...e o blog, acaba também? Por mim você continuaria. Abs,

Anônimo disse...

HUAHAUHAUAHUAHAUAHUAUH! MUITO MASSA A FOTO DA CHINA VÉIA SEGURANDO A MÁQUINA. E A MONTAGE DA FROUXA DA JADE CHORANDO NA TV COM O SIMBOLOZINHO DA REDE BOBO: MUITO BOM! FLÁVIO CVC TEM UMAS SACADAS MUITO BOAS. TRABALHO DURO E DUPLO, NÉ? AQUI E PRO COB. MAS A GENTE GOSTA!
VALEU! CARLOS FACUL

Ítalo Meneghetti Filho disse...

Fala Flávio Nehrer!
Legal o seu 'blog', gostei. Parabéns. Sou o Ítalo, amigo do seu irmão Ricardo Nehrer, você tem o e-mail atual dele?
Abração e um 2012 pleno de SAÚDE e realizações.
Ítalo Meneghetti

Ítalo Meneghetti Filho disse...

Fala Flávio Nehrer!
Legal o seu 'blog', gostei. Parabéns. Sou o Ítalo, amigo do seu irmão Ricardo Nehrer, você tem o e-mail atual dele?
Abração e um 2012 pleno de SAÚDE e realizações.
Ítalo Meneghetti